Você Já parou pra pensar?

Canudos, talheres, copos e sacos plásticos são o principal inimigo de nossos ecossistemas, principalmente em oceanos, mares, rios e lagoas.

Por que optamos em utilizar copos, talheres e canudos plásticos. Por que não pensamos em outras alternativas?

Canudos plásticos, não só eles, demoram muitos anos para se decompor, para termos ideia de como são prejudiciais ao meio ambiente, basta nos perguntarmos, Basta nos conscientizarmos.

Os canudos foram inventados no ano de 1888, quase 130 anos atrás, o inventólogo americano Marvin Stone, de Washington, EUA, patenteou o primeiro canudo da história.

Disponivel em: http://mixologynews.com.br/08/2019/destaque/canudos-historia/

Sabendo que o canudo foi inventado a 130 anos, e que em menos tempo do que leva sua decomposição, causou tantos danos, basta refletir… Os canudos são sim um inimigo da natureza e sua utilização nem é tão importante, mas as pessoas insistem em usa-los. Os animais sofrem com tantos lixos na água, e não é só culpa dos canudos, mas por sua degradação ser difícil e sua facilidade de acesso combinado a impossibilidade de reciclagem o torna o principal fator responsável. Então, antes de consumir quaisquer alimentos e bebidas, pense em quanto o seu consumo irresponsável pode afetar outros, sendo eles animais e até pessoas.

Mas quais são os meios para combater a poluição feita por plásticos?

Existem hoje muitos profissionais, empresas, e até alunos criativos que criam soluções para esses problemas. podemos citar muitas, como:
  • 1- Canudo a partir do inhame
  • 2- Folhas de árvores podem virar pratos
  • 3- Banana verde se transforma em diversos tipos de recipientes ecológicos
  • 4- bactérias que degradam plásticos

Mas, hoje eu quero contar um pouco da empresa BioFase que está fazendo pesquisas para desenvolver taleres, canudos e mais a partir de uma matéria prima super ideal: Os caroços de abacate. Por serem de fácil acesso, não serem consumíveis e por ser resíduo agroindustrial.

Sua maior qualidade é que são, claro, biodegradáveis e por sua durabilidade ser maior do que talheres plásticos. São fortes o suficiente que nem sequer dobram e podem ser usados para comidas quentes e frias.

Sua decomposição é de cerca de 240 dias, um total de 8 meses. Assim como qualquer lixo, seu descarte deve ser consciente, não podendo jogá-lo nas ruas, sempre nas lixeiras. Claro, não poderá servir como alimento, igual ao BioCanudo de inhame (Matéria disponível no site da globo: Adolescente de Campinas cria canudo biodegradável, comestível e maleável à base de inhame) mas é uma opção também. Você também pode encontrar está e outras matérias sobre recipientes e materiais ecológicos no site CicloVivo

Esta e muitas outras pesquisas e tecnologias em desenvolvimento você encontra aqui no Blog Biotec.

Henricco Vinicius, Campinas-SP

Deixe um comentário